[ARTIGO] Encurte distâncias e aumente prazos!

 

Nos últimos tempos, os mais diversos setores começaram a enfrentar as inovações trazidas pela revolução tecnológica que cada vez mais se aprofunda e, praticamente, nos obriga a acompanhá-la.

As inovações abrangem vários aspectos do nosso dia a dia, nos trazem soluções que encurtam distâncias, reduzem tempo de execução de tarefas, não nos deixam esquecer de compromissos e tarefas básicas do trabalho e, também, de nossa vida pessoal. As inovações reduzem gastos e podem automatizar qualquer tipo de tarefa, tornando seu cumprimento mais rápido e eficaz.

Profissionais de todas as áreas precisaram evoluir e se adequar. Hoje em dia você pode monitorar uma obra; entrada, saída e intervalo de pessoal; corrigir provas; produzir músicas; advogar, tudo através de softwares desenvolvidos especificamente para cada área de atuação.

No mundo jurídico, cada vez mais, advogados, escritórios e departamentos jurídicos dos mais diversos segmentos do mercado, têm buscado na tecnologia atalhos eficientes para facilitar o dia a dia do trabalho.

Hoje veremos como e porquê podemos encurtar distâncias e aumentar o gozo de prazos, de maneira muito simples, em alguns passos:

 

  1. Você precisa da tecnologia, por quê?

Há não mais de um ano, o judiciário braseiro, somadas todas as varas, comarcas, jurisdições e demais órgãos da justiça, abriga, nada mais, nada menos que 100 milhões de processos. Vale dizer então que, em média, a cada dois brasileiros, um move uma ação no Judiciário. O fato também já responde o porquê do atolamento e lentidão no trabalho, não só de juízes, desembargadores e ministros, mas também no dos advogados que trabalham em escritórios ou departamentos jurídicos de pequenas, médias e grandes empresas.

Para administrar de maneira correta tal situação, sem cair no limbo da ineficiência, além de dominar o assunto para o qual foi contratado e conhecer as minúcias de cada ação de sua responsabilidade, o advogado ainda precisa cumprir prazos para apresentar defesas, fazer apelações, apresentar provas, convocar testemunhas e todas as demais atividades inerentes a advocacia cotidiana. Gerir tal realidade de maneira manual está se tornado tarefa impossível a cada dia mais, e é nessa hora que a tecnologia pode dar uma mãozinha para ajudar a automatizar os processos.

 

      2. Advocacia e tecnologia 

Não faz tanto tempo assim, há mais ou menos 20 anos, os computadores entraram na realidade dos escritórios de advocacia e ajudaram a acelerar o trabalho dos advogados e suas equipes, mas não seria só isso. Além das ferramentas criadas pelos tribunais para facilitar a vida dos advogados, hoje em dia o processo eletrônico é mais do que uma realidade, em muito casos é uma obrigatoriedade! Com a implementação do peticionamento eletrônico, o advogado tem seus processos ali, a um clique de distância e disponível para consulta 24 horas, sem gerar gastos ou limitações de trabalho ao horário comercial.

Com o acesso aos autos a qualquer momento você não fica restrito às visitas aos cartórios, cargas e demais atos burocráticos, assim como não precisa esperar ser intimado de algo para que o faça. Basta acessar, saber o próximo passo e dá-lo!

 

      3. Benefícios tecnológicos

Precisa de vistas do processo? Resolva com um clique e de onde estiver, a qualquer momento. Se o prazo está estourando, peticione de qualquer lugar, em seu computador, celular, tablet ou qualquer aparelho eletrônico compatível com os sistemas. Se os autos estão em uma cidade ou estado distantes do seu, essa questão não é mais um problema!

Estas são as apenas algumas das inúmeras vantagens que a tecnologia entrega em suas mãos! Não lançar mão do que está a sua disposição para beneficiar o seu trabalho é ter mais gastos na execução dos serviços e mais tempo gasto, igualmente. E não esqueça, tempo é dinheiro! Já falamos aqui sobre a lista de aplicativos que são os queridinhos do mundo jurídico, leia sobre eles e encontre os que mais se encaixam na sua rotina e na do seu escritório. Lance mão do que a tecnologia pode te oferecer, ou seja: menos tempo e mais eficácia. Com relação a distância, além dos processos eletrônicos terem acabado com o problema da necessidade das constantes visitas aos fóruns, os aplicativos de correspondência jurídica aproximaram, não só profissionais, mas comarcas e Estados.

E você? Já encontrou seu espaço nesse mundo mais tecnológico? Não fique para trás, a tecnologia poderá te ajudar a chegar a lugares e atingir objetivos que você sequer imaginava!

 

Texto: Marilia Vargas – Advogada