[ARTIGO] Resolva seus problemas cortando gastos com a mobilidade, como fazer esta mágica?

 

Imagine a seguinte situação: você está em seu escritório no Piauí, mas o processo no qual é signatário está sendo movimentado no Rio Grande do Sul. São autos físicos e você não tem como ter acesso ao conteúdo, como resolve esta questão?

Muitos escritórios ainda deslocam um de seus advogados para resolver estas questões. O gasto é absurdo, e envolve passagens aéreas ou rodoviárias, deslocamento com táxis, transporte executivo ou transporte coletivo, alimentação e em alguns casos pernoite do profissional na cidade da demanda.

Em muitas situações a atuação não é nada complexa, pode se tratar de uma cópia, conferência de um despacho, levantamento de alvará, em outras pode se tratar de audiência. Mas na esmagadora maioria das oportunidades, se trata de atividades que um outro profissional poderia realizar sem maiores percalços.

Com o cenário atual da economia e em qualquer situação, enxugar gastos para aumentar a renda de seu negócio é sempre uma boa opção, assim, o deslocamento de um profissional é sempre um custo elevado para o escritório.

Ademais, frente aos inúmeros avanços tecnológicos, a opção se torna obsoleta e te explicamos o porquê.

Atualmente,  você tem a opção de contratar um correspondente, ou seja, um advogado contratado para realizar a diligência específica que está precisando.

Ao invés de enviar um profissional do Piauí para o Rio Grande do Sul, há a possibilidade de contratar um advogado de lá mesmo, na exata cidade em que sua demanda está.

O aplicativo Advoga App, por exemplo, conta com um serviço de geolocalização (como um “Uber jurídico”), onde, no mapa, se escolhe o município em que necessita de representação e pode acessar o local exato onde precisa que o trabalho seja feito. Se alguém estiver, no exato momento em que realiza a procura, no local que exato em que se deseja, você pode ter sua solicitação atendida de pronto. Basta se comunicar com o profissional via chat.

Este tipo de serviço de correspondência enxuga gastos e também o tempo que levaria para executar ações dentro de um processo, assim você cumpre suas metas dentro do prazo, com um gasto bem menor para seu escritório.

 

*Texto: Marilia Vargas – OAB/RS 98.472