XIII Jornada Maria da Penha: inscrições abertas

 

A Aplicação do Questionário de Avaliação e Gestão de Risco na Violência Doméstica contra a Mulher: esse será o tema central da 13ª edição da Jornada Lei Maria da Penha. O encontro, promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrerá em Brasília, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos dias 8 e 9 de agosto. As inscrições podem ser feitas aqui até 2 de agosto.

A Jornada reúne magistrados, delegados, policiais civis e militares, advogados, promotores, defensores públicos, profissionais da área da saúde e da assistência social e demais convidados dos órgãos formadores do Sistema de Justiça para debater os desafios no efetivo cumprimento da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006) no país.

Na tarde do dia 8, às 17h, está agendada a apresentação dos resultados da pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea): “O Poder Judiciário no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres”. Acesse aqui a programação completa.

Entre os convidados para esta edição estão a psicóloga do Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência (Nupav) da Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal, Marcela Novais Medeiros, que abordará o impacto da violência conjugal na saúde mental de mulheres, filhas e filhos jovens e adultos e o professor da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN/UFC) José Raimundo Carvalho, que falará sobre o impacto da violência doméstica no mercado de trabalho e na produtividade das mulheres. Ao fim do evento, uma Carta de Intenções será elaborada, ratificando as discussões e decisões aprovadas no encontro.

 

*Com informações do CNJ.